Translate

Pesquisar este blog

O homem de Deus e o profeta velho

sábado, 10 de setembro de 2016

Então o profeta lhe disse: "Venha à minha casa, comer alguma coisa".
O homem de Deus disse: "Não posso ir com você, nem posso comer pão ou beber água neste lugar.
A palavra do Senhor deu-me esta ordem: ‘Não coma pão nem beba água lá, nem volte pelo mesmo caminho por onde você foi’ ".
O profeta idoso respondeu: "Eu também sou profeta como você. E um anjo me disse por ordem do Senhor: ‘Faça-o voltar com você para a sua casa para que coma pão e beba água’ ". Mas ele estava mentindo.
E o homem de Deus voltou com ele e foi comer e beber em sua casa.
Enquanto ainda estavam sentados à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta idoso que o havia feito voltar.
Ele bradou ao homem de Deus que tinha vindo de Judá: "Assim diz o Senhor: ‘Você desafiou a palavra do Senhor e não obedeceu à ordem que o Senhor, o seu Deus, lhe deu.
Você voltou e comeu pão e bebeu água no lugar onde ele lhe falou que não comesse nem bebesse.
1 Reis 13:15-22


A história do homem de Deus e do profeta velho encontra-se escrita no livro de 1 Reis, capítulo 13.  Esse homem, a qual a Bíblia não menciona o nome, foi escolhido por Deus para ir até a cidade de Betel denunciar as práticas do rei Jeroboão, que construira altares idólatras e bezerros de ouro, e ensinava ao povo que eles deviam adorá-los como deuses, e fazer sacrifícios a eles. Deus abomina a idolatria, somente Ele merece ser adorado, porque Ele é o Criador de todas as coisas, a Glória dele não pode ser dividida com nenhum outro.

"Eu sou o Senhor; este é o meu nome!
Não darei a outro a minha glória
nem a imagens o meu louvor." 
Isaías 42:8



Esse homem de Deus foi a Betel e sobre o altar onde ofereciam sacrifícios aos deuses que Jeroboão havia estabelecido, profetizou da seguinte forma: 

 "Ó altar, ó altar! Assim diz o Senhor: ‘Um filho nascerá na família de Davi e se chamará Josias. Sobre você ele sacrificará os sacerdotes dos altares idólatras que agora queimam incenso aqui, e ossos humanos serão queimados sobre você’ ".Naquele mesmo dia o homem de Deus deu um sinal: "Este é o sinal que o Senhor declarou: O altar se fenderá, e as cinzas que estão sobre ele se derramarão".

1 Reis 13:2,3

Então, o rei Jeroboão ao vê-lo proferindo tais palavras apontou para ele e mandou que o prendessem, porém Deus fez com que a mão do rei ficasse paralisada, sem que ele pudesse mexer. No mesmo momento, o altar se fendeu, e as cinzas se derramaram, para que se cumprisse o que o homem de Deus havia dito. Vendo isto, o rei Jeroboão, implorou ao homem de Deus que orasse ao Senhor para que a sua mão voltasse ao normal, e assim o homem de Deus fez, orou, e a mão do rei voltou a ser como era antes. O rei então convidou aquele homem de Deus para comer em sua casa, afim de recompensá-lo pelo que ele havia feito. O homem porém não aceitou, e disse-lhe: 


"Mesmo que me desse a metade dos seus bens, eu não iria com você, nem comeria nem beberia nada neste lugar. 
Pois recebi estas ordens pela palavra do Senhor: ‘Não coma pão nem beba água nem volte pelo mesmo caminho por onde veio’ ".
1 Reis 13:8,9 






E assim, o homem obedeceu ao que Deus havia lhe dito, e não comeu pão nem bebeu água naquele lugar, e nem voltou pelo mesmo caminho que havia ido. 


Um profeta idoso que morava em Betel, teve conhecimento sobre a profecia que aquele homem de Deus havia feito sobre os altares e os demais fatos que haviam ocorrido naquela ocasião, então, esse profeta velho selou o seu jumento, e foi em busca de encontrar esse homem de Deus que estava em Betel. Ao encontrar-lhe, perguntou: "Você é o homem de Deus que veio de Judá?" "Sou," respondeu-lhe o homem. Então o profeta velho convidou-o para que ele comesse alguma coisa, e ele respondeu negando, disse-lhe que Deus havia dado ordem para que ele não comesse nem bebesse nada enquanto estivesse em Betel. Porém o profeta insistiu, e disse-lhe que ele também era um profeta, e que tinha vindo porque um anjo, por ordem do Senhor, havia o mandado. Tendo ouvido isso, o homem de Deus aceitou ir até a casa daquele homem, afim de comer e beber. Mas a Bíblia diz que aquele homem estava mentindo, ou seja, ele havia enganado o homem de Deus. Mas por que ele foi enganado? Porque não devemos dar ouvido a nada que contrarie a palavra do Senhor. O apóstolo Paulo nos diz que "ainda que um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!" (Gálatas 1:8 )



A Palavra de Deus é suficiente para guiar nossas vidas, portanto, se qualquer coisa nesse mundo vier a contrariá-la, devemos ignorar tal coisa, porque a Palavra de Deus é verdadeira, nela não há mentira alguma. Devemos considerar o que Deus fala através da Bíblia, e obedecer, mesmo que apareçam pessoas ou circunstâncias que nos façam querer pensar diferente. Aquele homem de Deus sofreu as consequências de sua desobediência, perceba que ele não era um homem qualquer, embora a Bíblia não mencione o seu nome, ela refere-se a ele como "homem de Deus", e para ser considerado assim, ele era sem dúvidas, um homem que tinha vida com Deus e obedecia a Ele. Porém a desobediência tem consequências terríveis na vida de um cristão, ela gera morte, se não morte física, gera morte espiritual, pois só podemos ser amigos de Deus e caminhar junto a Ele se obedecermos ao que Ele nos manda. 


" Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele." 1 João 2:4








Por: Jaqueline Soares.






 
Uma jovem missionária © Copyright | Template By Mundo Blogger |