Translate

Pesquisar este blog

A parábola das dez virgens

quinta-feira, 23 de outubro de 2014






“Então o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias e cinco prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro. Então se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: Não! Para que não nos falte a 
nós e a vós outras; ide antes aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, Senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.” (Mateus 25-1:13)


A parábola das dez virgens é um texto muito conhecido em nosso meio, porém nem todos tem a percepção do que essa parábola realmente representa. A festa de casamento, as virgens, e a espera do noivo tem um significado para o qual precisamos atentar. Trata-se de uma parábola referente aos crentes, ou seja, a igreja de Cristo. A festa de casamento refere-se ao Reino dos Céus, o noivo é Jesus, Aquele por quem esperamos para entrar no Reino de Deus, e as virgens simbolizam a Igreja de Cristo. 



"Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo." (2 Coríntios 11:2)


Virgindade aqui significa pureza, santidade e uma vida sem mácula. É uma referência a crentes que 
foram lavados no sangue do Cordeiro, que foram limpos de todas as suas impurezas e que agora são santos e puros diante do Senhor. Todas as dez eram virgens. A Bíblia não diz que cinco foram salvas e cinco não foram ou que cinco eram boas e cinco eram malvadas. Lemos apenas que cinco foram sábias e cinco, tolas. Outra evidência que nos diz que elas eram crentes é que elas estavam esperando pelo noivo. Nenhum descrente está esperando a vinda do noivo. Somente aqueles que o conhecem e o amam estão esperando por Ele. As sábias estavam se preparando para a vinda do Senhor, sendo obedientes à Sua voz e seguindo os seus mandamentos com amor. As tolas estavam sendo negligentes e desperdiçando seu tempo com coisas que não agradavam a Deus, elas estavam desapercebidas, não esperavam que o noivo voltasse naquela hora, já haviam cansado de esperar.
Quando o noivo veio, e entrou na festa do casamento, as cinco virgens prudentes saíram ao seu encontro, enquanto que as tolas não puderam ir naquele momento, pois lhe faltava azeite para suas lamparinas, e elas tiveram de ir comprar. Ao voltar, as bodas já haviam se fechado, e elas não tiveram permissão para entrar.


"E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço." (Mateus 25:11-12)


Por acaso o Senhor Jesus negaria conhecer seus próprios filhos? Sim, Ele o faria. O Senhor é misericordioso, mas também é fiel para cumprir Sua palavra, e Ele nos alerta que:


"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7:21)

Ele também nos diz que:


“todo aquele que me negar diante dos homens, eu o negarei diante do Meu Pai (Mateus 10:33)


Isto significa que se nós o negarmos aqui na terra, naquele Grande Dia Ele vai negar que nos conhece. Mas o que significa negá-lo? Não pense que negar a Jesus é apenas dizer: eu não acredito em Jesus!
Você não precisa dizer com suas palavras “eu nego Jesus” para estar O negando. 
Quando você não permite que Ele tenha autoridade sobre a sua vida, e quando você não se deixa guiar pelos seus ensinamentos, você está sendo um filho desobediente, automaticamente está o negando. Nossa negação de Jesus pode ser verbal e exterior, mas também pode ser não verbal e interior, manifestando-se em teimosia e desobediência e em vida egoísta. As pessoas que conduzem sua vida desta maneira são aquelas para as quais Jesus vai dizer:


“Nunca vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mat 7:23)


Esta situação poderia ser comparada a uma mulher que tinha um filho. Ela amava muito a seu filho e exaltava-o o máximo que podia. Mas, quando ele cresceu, tornou-se desobediente. Vamos imaginar que ele tenha se tornado um assassino, um ladrão, um estuprador, um traficante de drogas e se envolveu com todo tipo de maldade. Sua mãe, naturalmente, se envergonha dele. Suponha que, depois de muitos anos, ele volte para casa e diga : “Ei, mãe, como vai? Você pode me emprestar algum dinheiro?” Esta mulher, provavelmente, diria : “eu não conheço você. Não reconheço que você seja meu filho. Eu me envergonho de você por causa de sua desobediência, rebeldia e más obras e estou negando qualquer conhecimento sobre você. Você não é admitido dentro de minha casa.”
É exatamente assim que será no dia da volta do Senhor com todos aqueles que agiram tola e injustamente. 


Arrepende-te e prepara-te para encontrar com o noivo!
Jesus está voltando!




Por: Jaqueline Soares
*Contém pequenos trechos de Dawi W. Dyer
Cópia Proibida sem citar Autor / Blog





Comentários:

Postar um comentário

 
Uma jovem missionária © Copyright | Template By Mundo Blogger |