Translate

Pesquisar este blog

Carta à Igreja em Esmirna

domingo, 18 de outubro de 2015

"E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte."

(Apocalipse 2:8-11)


2:9 Jesus conhece tudo de nós, por mais que as vezes você chegue a pensar que vive sozinho, sem que ninguém se importe, os olhos do Senhor estão por toda parte, contemplando a todos! Ele conhece as suas obras, conhece os seus sofrimentos, suas dificuldades. Á igreja de Esmirna Ele disse que conhecia a pobreza dela, mas que ela era rica! De que riqueza Jesus está falando? Por que Esmirna era considerada rica? Aqui Jesus se referia à riqueza espiritual, Esmirna era uma igreja sofredora, porém estava juntando muitos tesouro no céu (que é onde realmente devemos juntar). Eu enxergo aqui uma palavra de ânimo, de encorajamento, era como se em outras palavras, Jesus dissesse: “Não se preocupe, eu conheço os seus sofrimentos, porém no céu você tem um lindo tesouro! Conheço também aqueles que blasfemam contra você, mas não deixe que isso a enfraqueça, Eu tenho visto tudo!”

2:10 Bendito é aquele que padece sofrimentos por amor a Jesus, esse é um verdadeiro discípulo. Jesus novamente encorajava essa igreja dizendo: “não tenham medo, vocês vão ser perseguidos por satanás, ele prenderá vocês, a outros apedrejará e muitos outros serão mártires, mas ainda assim, amem o Meu Nome, e não neguem a sua fé, tenho para vocês uma eternidade Comigo! Seja fiel até a morte, porque nada pode me separar de você, o máximo que você perderá é a vida, mas isso é algo passageiro,não temam aquele que mata o corpo,porém nada pode contra a alma. Permaneçam em Mim!

2:11 O vencedor, ou seja, aquele que perseverar e for fiel até a morte, esse jamais sofrerá a segunda morte, pois esse terá vida eterna, ninguém nunca o poderá separar da eternidade que ele terá com Deus.

Jesus não apresentou nenhuma crítica a essa igreja, Ele a encorajou a perseverar na sua fé. Que possamos ser semelhantes à igreja de Esmirna: fiéis.
Que nosso amor por Jesus seja tão grande ao ponto de não temermos o que iremos enfrentar por professar a nossa fé em Cristo. Que possamos acumular nossos tesouros no céu, e focar somente no céu, sem deixar que as coisas dessa vida nos embarace.



Por: Jaqueline Soares. 

O primeiro amor

sábado, 3 de outubro de 2015

Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres
Apocalipse 2:1-5


Não sei se você é cristão há muito tempo, mas se é verdadeiramente um cristão, sabe o que é esse "primeiro amor" mencionado em Apocalipse, na carta à igreja de Éfeso.
 A partir do momento que conhecemos Jesus, nos arrependemos dos nossos pecados e aceitamos viver conforme os seus planos, temos Nele uma satisfação enorme. Cristãos recém convertidos tem muita sede da palavra de Deus, quanto mais aprendem, mais desejam aprender sobre o Mestre. Oram muito, cantam pra Deus, derramam seu coração perante Ele, ficam maravilhados com a Sua graça e compartilham com todos esse amor infinito de Jesus, e temo desejo de que os outros também O conheçam. Porém, durante a caminhada cristã, há diversas situações diferentes pelas quais todos passamos, as vezes o silêncio de Deus (que é muito difícil de lidar), outras, problemas que parecem nunca ter solução, outras nos sentimos esquecidos, etc. São as aflições do mundo. Porém há uma coisa importantíssima que Jesus nos alerta em Mateus 24:12:


E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.


Uma verdade absoluta! Quantas pessoas se desviaram dos caminhos do Senhor alegando estarem cansadas de lutas, tragédias, doenças e dor? E quantas não creêm Nele alegando o mesmo? "Se existisse um Deus tão bom, o mundo não estaria assim...", dizem elas.
 Pois é, Jesus já sabia que isso aconteceria, por isso Ele nos deixou avisados: 

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33
  
Note também que após avisar que o amor de muitos esfriaria, Ele nos encoraja à perseverança:


E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 24:12,13

Mesmo em meio ao caos, Ele quer que você faça Dele a sua Paz, para que você possa suportar todas as aflições e sofrimentos existentes nessa terra, sem deixar que o seu primeiro amor por Ele esfrie. Quando isso acontecer, Ele não terá prazer em você, se o amor morrer, você jamais conseguirá perseverar, você irá desfalecer... pode até ser que seja semelhante a igreja de Éfeso: examine as escrituras, resista aos falsos ensinamentos e falsos profetas, trabalhe para Ele, ensine, seja paciente e tantas outras coisas consideradas como virtudes diante de Deus, porém sem amor, nada valerá.


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
1 Coríntios 13:1-3


Nada tem valor se não for feito com amor!

E para aqueles que sentem que o seu primeiro amor por Jesus esfriou, as palavras do Mestre são essas:

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;

Apocalipse 2:5



Que o amor de Jesus inunde o seu coração e transforme a sua vida!





Por: Jaqueline Soares.
Proibido cópia sem citar autor/Blog.

Estudo- Carta às 7 igrejas da Ásia

·         Carta à igreja de Éfeso


Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7


Vamos considerar o conteúdo desta carta. Confira na sua Bíblia cada citação.

A igreja em Éfeso (1): 

Éfeso era a cidade mais importante da província romana de Ásia, situada perto do mar Egeu. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.
Sabemos algumas coisas sobre a história da igreja em Éfeso de outros livros do Novo Testamento. No final de sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila e Priscila em Éfeso, onde corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (Atos 18:18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso, onde pregou a palavra de Deus por três anos (Atos 19:1-41; 20:31). Na volta da mesma viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbíteros de Éfeso (Atos 20:17-38). Durante os anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios. Também deixou Timóteo em Éfeso para edificar os irmãos (1 Timóteo 1:3).
Destas diversas referências aos efésios, podemos observar algumas coisas importantes sobre essa igreja. Desde o início, houve a necessidade de examinar doutrinas e aceitar somente o que Deus havia revelado. Assim, Áqüila e Priscila ajudaram Apolo (Atos 18:26); Paulo advertiu os presbíteros do perigo de falsos mestres entre eles (Atos 20:29-31), e orientou Timóteo a admoestar os irmãos a não ensinarem outra doutrina (1 Timóteo 1:3-7). A carta de Paulo aos efésios destacou a importância do amor (5:2), um tema frisado, também, nesta carta no Apocalipse.

Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro (1): Esta descrição de Jesus vem de 1:12-13,16,20 e mostra o conhecimento e a soberania de Jesus em relação às igrejas. Tanto os efésios como os discípulos nas outras igrejas precisavam lembrar da presença de Jesus. Ele anda no meio das igrejas, observando o procedimento delas, e pronto para agir quando for necessário. Segurando as sete estrelas, ele demonstra seu poder e domínio.

Conheço as tuas obras (2-3): Jesus elogia várias qualidades da igreja em Éfeso:

● Labor e perseverança – Deus quer servos dedicados que não desistem (Tiago 1:4). Jesus falou da importância da perseverança diante de perseguição (Mateus 10:22; veja Romanos 5:3; Tiago 1:12), observando que perseguições causam o amor de muitos a esfriar (Mateus 24:10-13). Devemos perseverar na oração (Atos 1:14; Colossenses 4:2; 1 Timóteo 5:5), na doutrina verdadeira (Atos 2:42; 1 Coríntios 15:1), nas boas obras (Romanos 2:7) e na graça de Deus (Atos 13:43). Na sua perseverança, os efésios suportaram provas e não se desanimaram.

● Não suportar homens maus – Depois de tantas advertências sobre o perigo de falsos mestres, a defesa da verdade se tornou um ponto forte da igreja de Éfeso. Homens que se alegavam ser apóstolos foram postos à prova e achados mentirosos (veja 1 João 4:1). Precisamos do mesmo zelo da verdade hoje. O mundo religioso está cheio de pessoas que se dizem profetas e apóstolos. Devem ser avaliadas conforme a palavra de Deus. Pessoas que alegam trazer novas revelações são mentirosas (Gálatas 1:8-9; 1 Coríntios 13:8; Judas 3). Os apóstolos eram testemunhas oculares de Jesus ressuscitado (veja Atos 1:22; 1 Coríntios 15:8-9). Aqueles que se chamam apóstolos, hoje em dia, são falsos mestres. Não devemos suportá-los.

Tenho ... contra ti (4): O problema dos efésios não foi uma questão de doutrina correta, mas de amor. Abandonaram o seu primeiro amor. Esqueceram dos grandes mandamentos que formam a base para todos os ensinamentos de Deus (Mateus 22:37-40). Paulo instruiu os efésios sobre a importância do amor como alicerce da vida do cristão (Efésios 3:17; 4:2,16: 5:2; 6:23). Não devemos distorcer esta advertência para criar um conflito entre o amor e a verdade. Podemos defender a verdade, como os efésios fizeram e, ao mesmo tempo, praticar o amor. Foi exatamente isso que Paulo pediu aos efésios: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15).

Lembra-te, arrepende-te e volta (5): Jesus pede três respostas dos efésios:

1. Lembra-te, pois, de onde caíste: Não foram as alfarrobas dos porcos que levou o filho pródigo ao arrependimento; foi a lembrança da casa do pai. Para os efésios se arrependerem, teriam que lembrar da comunhão com Deus que deixaram para trás. Para permanecer fiéis, a presença de Deus precisa ser a coisa mais preciosa na nossa vida. Uma vez que caímos, é necessário desenvolver novamente o amor para com ele.

2. Arrepende-te: O arrependimento é a mudança de atitude. Quando decidimos deixar o pecado e fazer a vontade de Deus, nós nos arrependemos. O pecador precisa se arrepender antes de ser batizado para perdão dos pecados (Atos 2:38). O cristão que tropeça precisa se arrepender e pedir perdão pelos seus pecados (Atos 8:22). Aqui, uma igreja cujo amor esfriou-se precisa se arrepender.

3. Volta à prática das primeiras obras: A mudança de atitude (o arrependimento) produzirá frutos (Mateus 3:8). Pelas obras, a pessoa arrependida mostrará a sinceridade da sua decisão. A igreja em Éfeso precisava voltar à prática do amor.
Se a igreja não se arrepender, Jesus removeria o seu candeeiro. Eles não permaneceriam na abençoada comunhão com o Senhor.

Odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio (6): Mais um ponto a favor, reforçando o elogio dos versículos 2 e 3. Os nicolaítas são mencionados somente aqui e na carta à igreja em Pérgamo (15). Não sabemos a natureza precisa do seu erro, mas sabemos que era abominável a Deus. Neste ponto, os efésios odiavam o que Deus odiava. Nós devemos fazer a mesma coisa, sendo amigos do bem (Tito 1:8) e detestando o mal (Salmo 97:10).

Quem tem ouvidos, ouça (7): Freqüentemente, Jesus chama os ouvintes a ouvirem a sua mensagem (Mateus 11:5; 13:9,43; etc.). O problema de um coração teimoso se reflete nos ouvidos tapados que recusam ouvir a verdade (Mateus 13:15). Os efésios provaram aqueles que falavam, agora eles seriam provados pela maneira de ouvirem.

O Espírito diz às igrejas (7): Jesus transmitiu a sua mensagem por meio dos anjos das igrejas (2:1,8,12,18; 3:1,7,14), mas o Espírito, também, participa da revelação (veja 1:4) e da recompensa dos fiéis.

Ao vencedor ... árvore da vida ... paraíso de Deus (7): A recompensa aguarda os vencedores que perseveram no amor e na verdade. Aqueles que desistem, abandonando para sempre o seu amor, não receberão o galardão. Jesus descreve a comunhão com Deus em termos que nos lembram do jardim do Éden. Por causa do pecado, o homem foi expulso do jardim em que Deus andava (Gênesis 3:22-24,8). Aqueles que andam com Deus têm a esperança da vida no paraíso do Senhor.


Conclusão
Uma igreja rodeada por religiões falsas e sujeita à influência de homens maus precisa examinar todos os ensinamentos e rejeitar todas as falsas doutrinas. Mas ela precisa, também, demonstrar o amor verdadeiro para vencer o mal. Devemos amar a verdade, não somente pelo desejo de ser “corretos”, mas porque ela vem do Deus que merece nosso amor. Devemos amar aos outros, porque foram feitos à imagem e semelhança de Deus. “Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros” (1 João 4:11).


– por Dennis Allan
Link disponível em: http://www.estudosdabiblia.net/d129.htm

 
Uma jovem missionária © Copyright | Template By Mundo Blogger |