Daniel decide não se contaminar
"Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles". (Daniel 1:8)
Essa atitude de Daniel me chama muita atenção, visto que ele decidiu desobedecer a ordem do rei, mesmo sendo um cativo. Ele poderia questionar a Deus sobre ser levado cativo, no entanto, decidiu servi-Lo e obedecê-Lo independente das circunstâncias em que vivia. Outra coisa interessante é que os jovens Hananias, Misael e Azarias, junto com Daniel, tiveram que passar por um treinamento de duração de três anos para que pudessem servir ao rei Nabucodonosor, isto incluía mudança de cultura, religião e até mesmo do próprio nome:
"O chefe dos oficiais deu-lhes novos nomes [...] (Daniel 1:7a)
Os novos nomes foram dados para fazer referência a deuses babilônios, visto que seus nomes originais faziam referência ao verdadeiro Deus:
Daniel ("Deus é meu juiz"), passou a chamar-se Beltessazar ("um servo de Bel").
Hananias ("o Senhor é bondoso"), foi nomeado Sadraque ("inspirado pelo deus sol")
Misael ("quem é o que Deus é"), agora era Mesaque ("quem é o que o deus lua é")
Azarias ("o Senhor ajuda"), foi nomeado Abedenego ("servo de Nebo'').
Esses jovens tinham tudo para esquecer suas origens judaicas, e tornar-se semelhantes aos babilônios, visto que eram instruídos a ser como tais, mas eles decidiram não se contaminar.
Podemos trazer essa aplicação aos nossos dias atuais, com situações comuns à nossa volta, tendo em vista que devemos obedecer e agradar a Deus, embora isso possa nos custar até mesmo a vida. Deus se agrada do coração de servos obedientes, devemos ter em mente a oração que Jesus fez ao Pai quando estava no Getsêmani:
"todavia não seja como eu quero, mas como tu queres". (Mateus 26:39b)
Com certeza Deus se agradou da atitude de obediência daqueles jovens, o Senhor estava com eles, e lhes abençoou em todo o tempo:
"A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos". (Daniel 1:17)
Oração:
"Querido Deus, ensina-me a obedecer a Tua palavra durante todos os dias da minha vida, que seja sempre feita a Tua vontade, e que eu nunca me desvie do Teu caminho, Deus meu. Me ensine a confiar e a depender de Ti, pois sei que Tu fazes que tudo coopere para o bem daqueles que te amam".
Por: Jaqueline Soares
Proibido cópia sem citar Autor/ Blog
Proibido cópia sem citar Autor/ Blog
OLÁ "JOVEM MISSIONÁRIA"!!! OBRIGADO POR POSTAR ESSE MENSAGEM DE DANIEL.... TO REFLETINDO MAIS E MAIS PARA NÃO ME CONTAMINAR E ME PRESENTAR ÍNTEGRO DIANTE DO SENHOR .......... GOSTEI DO BLOG...... CURTINDO AQUI PARA SER SEU FÃ N° 1 :) ........ ABRAHAM FLORES´Q
Postar um comentário