Translate

Pesquisar este blog

CARTA ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA- Tiatira

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 2:18-29



Essa mensagem de Cristo aos cristãos de Tiatira é uma advertência de que eles estão em grave perigo espiritual. Essa igreja, diferentemente da de Éfeso, não perdeu o seu primeiro amor, ao contrário, cresceu em amor e fé, com serviço e perseverança (2:19). Porém, junto a essas virtudes habitava um vício.O perigo estava brotando de dento da própria igreja, aqueles cristãos toleravam a presença de uma falsa profetiza e seus discípulos (2.20). Como eu havia escrito no estudo anterior, não se pode misturar o puro com o impuro, pois ao misturar-se, tornar-se-á impuro também. Foi isso que aconteceu com a igreja de Tiatira, a influência dessa árvore má e seus frutos maus (Mateus 7.15-20) estava comprometendo a pureza da igreja, e Cristo não tolera impurezas.

“Sede santos como santo é o vosso Senhor”.

Em Israel, aquela rainha gentia do maligno rei Acabe havia perseguido os profetas de Deus e promovido a típica adoração sexualmente desenfreada a Baal (1 Reis 16.31-33; 18.4; 21.25; 2 Reis 9.22). Os paralelos entre Israel e Tiatira são óbvios.
A idolatria e imoralidade de Tiatira, contudo, expõe ainda mais acerca da falsa profetiza e seus discípulos. Se a Jezabel de Tiatira não for o modelo para o retrato da Cafetina Babilônia feito por João em Apocalipse 17, ela é ao menos uma encarnação local de tudo o que aquela prostituta representava. Como uma filha imitando sua mãe, as seduções de Jezabel ecoam as rejeições da Babilônia ao único e verdadeiro Deus e à sua justiça, rejeições encarnadas nos sistemas sociais da presente era maligna. Como a Babilônia, Jezabel faz com que seus filhos-seguidores tornem-se cúmplices das prostituições deste mundo, no corpo e na alma.
O que levou nossas igrejas a tolerarem o falso ensino? Nossos antepassados protestantes viram sua igreja tornar-se uma prostituta sujeita ao julgamento de Cristo. Então, eles renunciaram a Jezabel; eles aceitaram perder “famílias, bens, prazer” e vir “a morte enfim chegar” e assim seguiu a Reforma. Que nós também possamos nos inconformar e que ponhamos um fim em nosso adultério com falsos mestres que nos seduzem para longe da pureza da palavra que Deus quer que vivamos.
Vemos aqui que ainda que aparentemente uma igreja esteja crescendo e servindo a Jesus Cristo, de nada vale se ela se desviar da palavra e se deixar enganar por falsos ensinamentos ou promiscuidades, não podemos tolerar pecados, ou tenta “conviver” com eles, o Senhor abomina e manda que nos arrependamos! Somos todos pecadores, porém temos que nos arrepender e confessar nossos pecados a Jesus,do contrário, não seremos perdoados.
Quando Jesus diz que  “a prostraria de cama”(versículo 22): Esta cama  representa doença e sofrimento, ou seja, a tribulação que essa mulher e seus cúmpliices passariam. (veja Mateus 8:14; 9:2).
Matarei os seus filhos (23): Pode ser que ele se refere literalmente aos filhos da profetisa, mas a palavra “filho”, freqüentemente, se refere às pessoas que seguem o ensinamento ou o exemplo de alguém. Assim, os descendentes de Abraão são aqueles que praticam as mesmas obras (João 8:39) e os filhos do diabo são aqueles que imitam as obras dele (João 8:44). Da mesma maneira, é provável que os filhos de Jezabel sejam aqueles que seguem os ensinamentos e praticam as obras dela. Se não se arrependerem, Jesus mataria os malfeitores.
Jesus vê tudo e faz uma distinção absoluta entre os servos de Satanás e os servos fiéis do Senhor. Para os que insistem em servir ao diabo, ele promete tribulação e morte. Para os discípulos dele, ele promete o dia de sua presença e o privilégio de reinar com ele sobre os inimigos.

Por: Jaqueline Soares.












Comentários:

Postar um comentário

 
Uma jovem missionária © Copyright | Template By Mundo Blogger |