Translate

Pesquisar este blog

O Senhor é o nosso Socorro

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós
 faremos menção do nome do Senhor nosso Deus." 
(Salmos 20:7)

Lembro-me de uma situação de perigo que vivi, onde eu me encontrava sozinha, e para sentir menos medo ou para sentir-me mais protegida, fui para perto de um grupo de pessoas, achando que assim, talvez, aquele perigo não me alcançasse. A situação realmente era desesperadora, e mesmo em meio ao medo, eu orava insistentemente, foi então que lembrei-me do Salmo 20:7, e então o Espírito Santo ministrou em meu coração: em quem você deposita sua confiança? Nas pessoas ou em Mim? Entendi o que Deus estava me falando, entendi que eu não estava só, e que não importava o perigo ou o medo que me assolava, Ele estava ali. E se o meu Deus estava, por que eu deveria me desesperar? Eu tinha apenas que orar e confiar que Ele era comigo, e que ao meu redor havia uma proteção divina, que eu não enxergava, mas que estava lá.
Continuei com medo, mas confiei que Deus me protegeria, e não demorou muito, um táxi apareceu, e me tirou daquele lugar de perigo. Ao entrar no carro, comentei com o motorista: "graças a Deus que o senhor passou por aqui, moço". E ele respondeu: "eu nunca passo por aqui, mas hoje deu vontade." E ao ouvir aquilo, eu pude perceber o quanto Deus é fiel, Ele usou a situação para me mostrar onde deve estar a minha confiança, deve estar Nele.

"O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio." (Salmos 46:7)

Carta às sete igrejas da Ásia- Laodicéia


E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 3:14-22

Carta às sete igrejas da Ásia- Filadélfia


E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 3:7-13





Filadélfia significa “amor fraternal”, a cidade foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo, conhecido pela sua fidelidade ao seu irmão, originando assim o nome da cidade (amor fraterno). Essa é a segunda carta de Jesus Cristo às igrejas, onde Ele não critica, nem atribui culpa, mas as encoraja e dá palavras de ânimo. Esmirna também foi encorajada sem que recebesse críticas, era uma igreja pobre e sofredora, enquanto Filadélfia era uma congregação fraca e limitada, mas que dependia de Deus, e assim se tornava forte.
Jesus se apresentou aqui como aquele que é santo e verdadeiro, aquele que abre e ninguém pode fechar, e aquele que fecha, e ninguém pode abrir. Isso representa a verdade Dele e o seu poder de decisão sobre todas as coisas, aquilo que Ele determina ninguém pode mudar:, a não ser com permissão Dele, porque  a Ele pertencem toda autoridade e poder.

Assim como todas as outras igrejas, Jesus afirma conhecer as obra daqueles cristãos, e prossegue dizendo que pôs diante deles uma porta (que ninguém poderia fechar, pois foi Ele que abriu). Essa porta à qual Jesus se refere, pode estar relacionada a maior porta que já existiu e ainda existe: Ele mesmo, concedendo a salvação para aqueles que entrarem por essa porta.
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á”. (João 10:9a)
Jesus falou também para aqueles cristãos que sabia da fraqueza deles, mas que ainda assim estava alegre pois mesmo tendo poucas forças, eles não negaram o Seu nome nem a sua fé. Aqueles cristãos enfrentavam muitas dificuldades, assim como todo cristão verdadeiro enfrenta, mas o importante é que não desistiram. Deus sabe das nossas fraquezas, sabe das nossas limitações e sabe o quanto somos falhos, e mesmo sabendo disso, Ele não desiste de nós, porque usa a nossa fraqueza para que o poder Dele seja aperfeiçoado em nossa vida. Não devemos reclamar das fraquezas, elas nos levam pra perto de Deus, porque somente sabendo o quanto somos fracos e falhos é fazemos Dele nossa força, nosso lugar forte e desfrutamos da infinita e maravilhosa misericórdia Dele. Jesus também prometeu guardá-los das horas de tribulação que viria sobre o mundo. Veja que coisa maravilhosa para os nossos dias: vivemos em um mundo de extrema violência, guerras, dissensões e todo tipo de sofrimento, porém Ele promete nos guardar mesmo em meio ao caos, temos segurança e proteção Nele, absolutamente nada pode abalar nosso elo de amor com o Senhor. Ainda que Ele permita que algum servo seja atingido, não significa dizer que Ele ao guardou, Ele tem seus planos e ninguém jamais poderá entender a mente do Senhor, porém sua promessa é que Ele guarda aqueles que amam e obedecem a Sua palavra, então não há nada nesse mundo que você deva temer, Sua vida está no controle da mão Dele, e Ele te guarda de uma maneira especial, como a menina dos Seus olhos. Sabe quando algo toca seus olhos e sua defesa natural os fecha para que nada atinja a pupila do olho? Pois é exatamente assim que o Senhor guarda aqueles que o ama, como a menina do olho, protegida e bem guardada. E para encerrar, Ele diz que virá em breve, sim, Ele está voltando, a hora está próxima, e você não pode brincar, nem desistir da caminhada agora, não deixe que ninguém tome a sua coroa, persevere em Cristo mesmo sendo tão difícil de caminhar as vezes. Mas não desista, Ele é nosso bálsamo, e oferece descanso a todos aqueles que estão cansados:

 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” (Mateus 11:28 )

Esse é o convite do Senhor para você, descanse nos braços Dele, e não abra mão da sua coroa, Ele breve virá te buscar e todos os sofrimentos serão cessados, e substituídos pela glória eterna que teremos ao habitar com Ele, durante toda a eternidade. Para sempre ao lado do Mestre, num lugar onde nada e ninguém  poderá  nos tirar.
Deus abençoe você!

Por: Jaqueline Soares

Carta às sete igrejas da Ásia- Sardes




E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
(Apocalipse 3:1-6)


Sardes era uma igreja de boa reputação, uma igreja próspera. Considere o fato de Jesus dizer: “tem nome de que vives mas estás morta”, aqui está claramente representado que os cristãos daquela igreja tinham fama de verdadeiros crentes, uma igreja viva que trabalha e honra o Senhor. Porém Jesus é aquele que conhece as intenções do coração, e ele sabia que aquela igreja estava morta. Era um sepulcro caiado, termo que Jesus usou para descrever os escribas e fariseus de sua época:



Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Mateus 23:27


Ele conhece o interior, por isso alertou aquela igreja, para que se arrependessem e vigiassem porque ele virá como ladrão, não se sabe o dia e nem a hora. Os cristãos de  Sardes estava com suas vestes contaminadas por pecados ocultos e não confessados e eram também hipócritas, pois escondiam seus pecados e continuavam fingindo ser uma igreja viva e fiel, porém a Deus ninguém engana.
No meio de uma igreja quase morta, Jesus encontrou algumas pessoas fiéis, isso denota o quanto cada pessoa é considerada uma igreja viva, Jesus conhece as obras não só de uma congregação, mas as obras individuais de cada um. A salvação é individual, cada um receberá de acordo com suas obras e vida diante de Deus.
Que não sejamos iguais a Sarde: cristãos que vivem de aparência pois que adianta todo mundo considerar você um cristão se o próprio Jesus reprova suas obras? Vocênão pode enganar a Ele,não pode viver de aparências. Mesmo com suas falhas e limitações caminhe sempre com Jesus e peça ajuda a Ele, confesse os seus pecados diariamente e deseje ser a pessoa que Ele quer que você seja.
Vigie e persevere, o dia do Senhor está próximo!

Por Jaqueline Soares.

CARTA ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA- Tiatira

E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 2:18-29



Essa mensagem de Cristo aos cristãos de Tiatira é uma advertência de que eles estão em grave perigo espiritual. Essa igreja, diferentemente da de Éfeso, não perdeu o seu primeiro amor, ao contrário, cresceu em amor e fé, com serviço e perseverança (2:19). Porém, junto a essas virtudes habitava um vício.O perigo estava brotando de dento da própria igreja, aqueles cristãos toleravam a presença de uma falsa profetiza e seus discípulos (2.20). Como eu havia escrito no estudo anterior, não se pode misturar o puro com o impuro, pois ao misturar-se, tornar-se-á impuro também. Foi isso que aconteceu com a igreja de Tiatira, a influência dessa árvore má e seus frutos maus (Mateus 7.15-20) estava comprometendo a pureza da igreja, e Cristo não tolera impurezas.

“Sede santos como santo é o vosso Senhor”.

Em Israel, aquela rainha gentia do maligno rei Acabe havia perseguido os profetas de Deus e promovido a típica adoração sexualmente desenfreada a Baal (1 Reis 16.31-33; 18.4; 21.25; 2 Reis 9.22). Os paralelos entre Israel e Tiatira são óbvios.
A idolatria e imoralidade de Tiatira, contudo, expõe ainda mais acerca da falsa profetiza e seus discípulos. Se a Jezabel de Tiatira não for o modelo para o retrato da Cafetina Babilônia feito por João em Apocalipse 17, ela é ao menos uma encarnação local de tudo o que aquela prostituta representava. Como uma filha imitando sua mãe, as seduções de Jezabel ecoam as rejeições da Babilônia ao único e verdadeiro Deus e à sua justiça, rejeições encarnadas nos sistemas sociais da presente era maligna. Como a Babilônia, Jezabel faz com que seus filhos-seguidores tornem-se cúmplices das prostituições deste mundo, no corpo e na alma.
O que levou nossas igrejas a tolerarem o falso ensino? Nossos antepassados protestantes viram sua igreja tornar-se uma prostituta sujeita ao julgamento de Cristo. Então, eles renunciaram a Jezabel; eles aceitaram perder “famílias, bens, prazer” e vir “a morte enfim chegar” e assim seguiu a Reforma. Que nós também possamos nos inconformar e que ponhamos um fim em nosso adultério com falsos mestres que nos seduzem para longe da pureza da palavra que Deus quer que vivamos.
Vemos aqui que ainda que aparentemente uma igreja esteja crescendo e servindo a Jesus Cristo, de nada vale se ela se desviar da palavra e se deixar enganar por falsos ensinamentos ou promiscuidades, não podemos tolerar pecados, ou tenta “conviver” com eles, o Senhor abomina e manda que nos arrependamos! Somos todos pecadores, porém temos que nos arrepender e confessar nossos pecados a Jesus,do contrário, não seremos perdoados.
Quando Jesus diz que  “a prostraria de cama”(versículo 22): Esta cama  representa doença e sofrimento, ou seja, a tribulação que essa mulher e seus cúmpliices passariam. (veja Mateus 8:14; 9:2).
Matarei os seus filhos (23): Pode ser que ele se refere literalmente aos filhos da profetisa, mas a palavra “filho”, freqüentemente, se refere às pessoas que seguem o ensinamento ou o exemplo de alguém. Assim, os descendentes de Abraão são aqueles que praticam as mesmas obras (João 8:39) e os filhos do diabo são aqueles que imitam as obras dele (João 8:44). Da mesma maneira, é provável que os filhos de Jezabel sejam aqueles que seguem os ensinamentos e praticam as obras dela. Se não se arrependerem, Jesus mataria os malfeitores.
Jesus vê tudo e faz uma distinção absoluta entre os servos de Satanás e os servos fiéis do Senhor. Para os que insistem em servir ao diabo, ele promete tribulação e morte. Para os discípulos dele, ele promete o dia de sua presença e o privilégio de reinar com ele sobre os inimigos.

Por: Jaqueline Soares.












Carta às sete igrejas da Ásia- Pérgamo

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:

13 Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

14 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
15 Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
16 Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Apocalipse 2:12-17




A Carta à Igreja em Pérgamo

Jesus começa essa carta dizendo que Ele possui a espada aguda de dois fios, é uma referência ao seu poder para julgar. Em seguida, Ele diz que conhece as obras daquele povo, pois Jesus é aquele que sonda a mente e os corações, não há nada oculto diante Dele, todas as coisas estão patentes a seus olhos. Dizer que o povo da igreja de Pérgamo habitava onde estava o trono de satanás não era um exagero, Jesus é bem preciso naquilo que diz, Nele não há impureza ou mentira.   Pérgamo era um lugar de muita idolatria, foram construídos diversos templos naquela cidade em adoração aos imperadores e a deuses estranhos como Zeus, Atena, Dionisio e Asclepio. Era também um local de muitas religiões falsas e sacrifícios a demônios. O povo de Pérgamo tinha esses costumes, porém os cristãos da igreja de Pérgamo não seguiam suas práticas, eles adoravam ao Deus Vivo. Qual era o problema com essa igreja então? De tanto viverem cercados de falsas doutrinas, aqueles cristãos misturaram o que é puro ( a palavra de Deus) com o que é imundo (as doutrinas de demônios). Jesus não suporta impureza! Ele é tão santo que seus olhos não podem contemplar  a maldade.

"Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal."
(Habacuque 1:13)

Por isso Jesus quer que sejamos santos,

“Sem santidade ninguém verá o Senhor.” (hebreus 12:14)

A Palavra de Deus é pura, e é ela que devemos seguir. Não seguimos uma religião, seguimos aquilo que a Palavra de Deus diz,seguimos o evangelho de Cristo, que é puro, e Ele não aceita impurezas. Você não pode frequentar uma “religião” que vai contra aquilo que a Bíblia diz e com isso achar que está agradando a Jesus, e não pode deixar que influenciem sua mente ao ponto de se deixar levar por falsas doutrinas e ensinamentos.
Pense na seguinte comparação: Cristo chama sua igreja de noiva...Como são as vestes de uma noiva? Brancas não é mesmo? Por que branco?  Branco representa santidade, qualquer mancha numa roupa branca é perceptível, por menor que seja.
É um convite à santidade. “ Sede santos como santo é o vosso Senhor”. (1 Pedro 1:16)
Prezem pela pureza da palavra de Deus,não deixem que ela seja misturada com outras doutrinas, o Senhor não se agrada disso, e essa foi sua queixa contra a igreja de Pérgamo. Examinem as Escrituras, nela está revelada o propósito de Deus para tudo o que foi criado.

“Às vezes, os homens valorizam tanto a unidade entre pessoas (dentro de uma congregação ou até entre congregações diferentes) que desvalorizam a doutrina pura de Jesus. Toleram falsos ensinamentos e até práticas proibidas, como a imoralidade e a idolatria, mas insistem na importância de manter uma “igreja unida”. Se persistir nesse erro, o próprio Jesus trará o castigo. A unidade entre discípulos é importante, mas a pureza da palavra é mais importante do que a paz entre homens (Tiago 3:17). Uma igreja que serve a Jesus necessariamente rejeitará falsos mestres e suas doutrinas erradas.” (Comentário de Dennis Alan).


Por: Jaqueline Soares.

Carta à Igreja em Esmirna

domingo, 18 de outubro de 2015

"E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte."

(Apocalipse 2:8-11)


2:9 Jesus conhece tudo de nós, por mais que as vezes você chegue a pensar que vive sozinho, sem que ninguém se importe, os olhos do Senhor estão por toda parte, contemplando a todos! Ele conhece as suas obras, conhece os seus sofrimentos, suas dificuldades. Á igreja de Esmirna Ele disse que conhecia a pobreza dela, mas que ela era rica! De que riqueza Jesus está falando? Por que Esmirna era considerada rica? Aqui Jesus se referia à riqueza espiritual, Esmirna era uma igreja sofredora, porém estava juntando muitos tesouro no céu (que é onde realmente devemos juntar). Eu enxergo aqui uma palavra de ânimo, de encorajamento, era como se em outras palavras, Jesus dissesse: “Não se preocupe, eu conheço os seus sofrimentos, porém no céu você tem um lindo tesouro! Conheço também aqueles que blasfemam contra você, mas não deixe que isso a enfraqueça, Eu tenho visto tudo!”

2:10 Bendito é aquele que padece sofrimentos por amor a Jesus, esse é um verdadeiro discípulo. Jesus novamente encorajava essa igreja dizendo: “não tenham medo, vocês vão ser perseguidos por satanás, ele prenderá vocês, a outros apedrejará e muitos outros serão mártires, mas ainda assim, amem o Meu Nome, e não neguem a sua fé, tenho para vocês uma eternidade Comigo! Seja fiel até a morte, porque nada pode me separar de você, o máximo que você perderá é a vida, mas isso é algo passageiro,não temam aquele que mata o corpo,porém nada pode contra a alma. Permaneçam em Mim!

2:11 O vencedor, ou seja, aquele que perseverar e for fiel até a morte, esse jamais sofrerá a segunda morte, pois esse terá vida eterna, ninguém nunca o poderá separar da eternidade que ele terá com Deus.

Jesus não apresentou nenhuma crítica a essa igreja, Ele a encorajou a perseverar na sua fé. Que possamos ser semelhantes à igreja de Esmirna: fiéis.
Que nosso amor por Jesus seja tão grande ao ponto de não temermos o que iremos enfrentar por professar a nossa fé em Cristo. Que possamos acumular nossos tesouros no céu, e focar somente no céu, sem deixar que as coisas dessa vida nos embarace.



Por: Jaqueline Soares. 

O primeiro amor

sábado, 3 de outubro de 2015

Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres
Apocalipse 2:1-5


Não sei se você é cristão há muito tempo, mas se é verdadeiramente um cristão, sabe o que é esse "primeiro amor" mencionado em Apocalipse, na carta à igreja de Éfeso.
 A partir do momento que conhecemos Jesus, nos arrependemos dos nossos pecados e aceitamos viver conforme os seus planos, temos Nele uma satisfação enorme. Cristãos recém convertidos tem muita sede da palavra de Deus, quanto mais aprendem, mais desejam aprender sobre o Mestre. Oram muito, cantam pra Deus, derramam seu coração perante Ele, ficam maravilhados com a Sua graça e compartilham com todos esse amor infinito de Jesus, e temo desejo de que os outros também O conheçam. Porém, durante a caminhada cristã, há diversas situações diferentes pelas quais todos passamos, as vezes o silêncio de Deus (que é muito difícil de lidar), outras, problemas que parecem nunca ter solução, outras nos sentimos esquecidos, etc. São as aflições do mundo. Porém há uma coisa importantíssima que Jesus nos alerta em Mateus 24:12:


E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.


Uma verdade absoluta! Quantas pessoas se desviaram dos caminhos do Senhor alegando estarem cansadas de lutas, tragédias, doenças e dor? E quantas não creêm Nele alegando o mesmo? "Se existisse um Deus tão bom, o mundo não estaria assim...", dizem elas.
 Pois é, Jesus já sabia que isso aconteceria, por isso Ele nos deixou avisados: 

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33
  
Note também que após avisar que o amor de muitos esfriaria, Ele nos encoraja à perseverança:


E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 24:12,13

Mesmo em meio ao caos, Ele quer que você faça Dele a sua Paz, para que você possa suportar todas as aflições e sofrimentos existentes nessa terra, sem deixar que o seu primeiro amor por Ele esfrie. Quando isso acontecer, Ele não terá prazer em você, se o amor morrer, você jamais conseguirá perseverar, você irá desfalecer... pode até ser que seja semelhante a igreja de Éfeso: examine as escrituras, resista aos falsos ensinamentos e falsos profetas, trabalhe para Ele, ensine, seja paciente e tantas outras coisas consideradas como virtudes diante de Deus, porém sem amor, nada valerá.


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
1 Coríntios 13:1-3


Nada tem valor se não for feito com amor!

E para aqueles que sentem que o seu primeiro amor por Jesus esfriou, as palavras do Mestre são essas:

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;

Apocalipse 2:5



Que o amor de Jesus inunde o seu coração e transforme a sua vida!





Por: Jaqueline Soares.
Proibido cópia sem citar autor/Blog.

Estudo- Carta às 7 igrejas da Ásia

·         Carta à igreja de Éfeso


Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7


Vamos considerar o conteúdo desta carta. Confira na sua Bíblia cada citação.

A igreja em Éfeso (1): 

Éfeso era a cidade mais importante da província romana de Ásia, situada perto do mar Egeu. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.
Sabemos algumas coisas sobre a história da igreja em Éfeso de outros livros do Novo Testamento. No final de sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila e Priscila em Éfeso, onde corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (Atos 18:18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso, onde pregou a palavra de Deus por três anos (Atos 19:1-41; 20:31). Na volta da mesma viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbíteros de Éfeso (Atos 20:17-38). Durante os anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios. Também deixou Timóteo em Éfeso para edificar os irmãos (1 Timóteo 1:3).
Destas diversas referências aos efésios, podemos observar algumas coisas importantes sobre essa igreja. Desde o início, houve a necessidade de examinar doutrinas e aceitar somente o que Deus havia revelado. Assim, Áqüila e Priscila ajudaram Apolo (Atos 18:26); Paulo advertiu os presbíteros do perigo de falsos mestres entre eles (Atos 20:29-31), e orientou Timóteo a admoestar os irmãos a não ensinarem outra doutrina (1 Timóteo 1:3-7). A carta de Paulo aos efésios destacou a importância do amor (5:2), um tema frisado, também, nesta carta no Apocalipse.

Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro (1): Esta descrição de Jesus vem de 1:12-13,16,20 e mostra o conhecimento e a soberania de Jesus em relação às igrejas. Tanto os efésios como os discípulos nas outras igrejas precisavam lembrar da presença de Jesus. Ele anda no meio das igrejas, observando o procedimento delas, e pronto para agir quando for necessário. Segurando as sete estrelas, ele demonstra seu poder e domínio.

Conheço as tuas obras (2-3): Jesus elogia várias qualidades da igreja em Éfeso:

● Labor e perseverança – Deus quer servos dedicados que não desistem (Tiago 1:4). Jesus falou da importância da perseverança diante de perseguição (Mateus 10:22; veja Romanos 5:3; Tiago 1:12), observando que perseguições causam o amor de muitos a esfriar (Mateus 24:10-13). Devemos perseverar na oração (Atos 1:14; Colossenses 4:2; 1 Timóteo 5:5), na doutrina verdadeira (Atos 2:42; 1 Coríntios 15:1), nas boas obras (Romanos 2:7) e na graça de Deus (Atos 13:43). Na sua perseverança, os efésios suportaram provas e não se desanimaram.

● Não suportar homens maus – Depois de tantas advertências sobre o perigo de falsos mestres, a defesa da verdade se tornou um ponto forte da igreja de Éfeso. Homens que se alegavam ser apóstolos foram postos à prova e achados mentirosos (veja 1 João 4:1). Precisamos do mesmo zelo da verdade hoje. O mundo religioso está cheio de pessoas que se dizem profetas e apóstolos. Devem ser avaliadas conforme a palavra de Deus. Pessoas que alegam trazer novas revelações são mentirosas (Gálatas 1:8-9; 1 Coríntios 13:8; Judas 3). Os apóstolos eram testemunhas oculares de Jesus ressuscitado (veja Atos 1:22; 1 Coríntios 15:8-9). Aqueles que se chamam apóstolos, hoje em dia, são falsos mestres. Não devemos suportá-los.

Tenho ... contra ti (4): O problema dos efésios não foi uma questão de doutrina correta, mas de amor. Abandonaram o seu primeiro amor. Esqueceram dos grandes mandamentos que formam a base para todos os ensinamentos de Deus (Mateus 22:37-40). Paulo instruiu os efésios sobre a importância do amor como alicerce da vida do cristão (Efésios 3:17; 4:2,16: 5:2; 6:23). Não devemos distorcer esta advertência para criar um conflito entre o amor e a verdade. Podemos defender a verdade, como os efésios fizeram e, ao mesmo tempo, praticar o amor. Foi exatamente isso que Paulo pediu aos efésios: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15).

Lembra-te, arrepende-te e volta (5): Jesus pede três respostas dos efésios:

1. Lembra-te, pois, de onde caíste: Não foram as alfarrobas dos porcos que levou o filho pródigo ao arrependimento; foi a lembrança da casa do pai. Para os efésios se arrependerem, teriam que lembrar da comunhão com Deus que deixaram para trás. Para permanecer fiéis, a presença de Deus precisa ser a coisa mais preciosa na nossa vida. Uma vez que caímos, é necessário desenvolver novamente o amor para com ele.

2. Arrepende-te: O arrependimento é a mudança de atitude. Quando decidimos deixar o pecado e fazer a vontade de Deus, nós nos arrependemos. O pecador precisa se arrepender antes de ser batizado para perdão dos pecados (Atos 2:38). O cristão que tropeça precisa se arrepender e pedir perdão pelos seus pecados (Atos 8:22). Aqui, uma igreja cujo amor esfriou-se precisa se arrepender.

3. Volta à prática das primeiras obras: A mudança de atitude (o arrependimento) produzirá frutos (Mateus 3:8). Pelas obras, a pessoa arrependida mostrará a sinceridade da sua decisão. A igreja em Éfeso precisava voltar à prática do amor.
Se a igreja não se arrepender, Jesus removeria o seu candeeiro. Eles não permaneceriam na abençoada comunhão com o Senhor.

Odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio (6): Mais um ponto a favor, reforçando o elogio dos versículos 2 e 3. Os nicolaítas são mencionados somente aqui e na carta à igreja em Pérgamo (15). Não sabemos a natureza precisa do seu erro, mas sabemos que era abominável a Deus. Neste ponto, os efésios odiavam o que Deus odiava. Nós devemos fazer a mesma coisa, sendo amigos do bem (Tito 1:8) e detestando o mal (Salmo 97:10).

Quem tem ouvidos, ouça (7): Freqüentemente, Jesus chama os ouvintes a ouvirem a sua mensagem (Mateus 11:5; 13:9,43; etc.). O problema de um coração teimoso se reflete nos ouvidos tapados que recusam ouvir a verdade (Mateus 13:15). Os efésios provaram aqueles que falavam, agora eles seriam provados pela maneira de ouvirem.

O Espírito diz às igrejas (7): Jesus transmitiu a sua mensagem por meio dos anjos das igrejas (2:1,8,12,18; 3:1,7,14), mas o Espírito, também, participa da revelação (veja 1:4) e da recompensa dos fiéis.

Ao vencedor ... árvore da vida ... paraíso de Deus (7): A recompensa aguarda os vencedores que perseveram no amor e na verdade. Aqueles que desistem, abandonando para sempre o seu amor, não receberão o galardão. Jesus descreve a comunhão com Deus em termos que nos lembram do jardim do Éden. Por causa do pecado, o homem foi expulso do jardim em que Deus andava (Gênesis 3:22-24,8). Aqueles que andam com Deus têm a esperança da vida no paraíso do Senhor.


Conclusão
Uma igreja rodeada por religiões falsas e sujeita à influência de homens maus precisa examinar todos os ensinamentos e rejeitar todas as falsas doutrinas. Mas ela precisa, também, demonstrar o amor verdadeiro para vencer o mal. Devemos amar a verdade, não somente pelo desejo de ser “corretos”, mas porque ela vem do Deus que merece nosso amor. Devemos amar aos outros, porque foram feitos à imagem e semelhança de Deus. “Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros” (1 João 4:11).


– por Dennis Allan
Link disponível em: http://www.estudosdabiblia.net/d129.htm

O que há no seu coração reflete Cristo?

terça-feira, 29 de setembro de 2015

“se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição

 egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.

Esse tipo de “sabedoria” não vem do céu, mas é 

terrena, 

não é espiritual e é demoníaca.” (Tiago 3:14,15)


A inveja e a ambição são grandes males presentes no coração do ser humano, mas a partir do momento que Deus passa a a habitar dentro de nós, temos que nos despir da pessoa antiga que éramos para nascer de novo, e abominar esses sentimentos tão desprezíveis. Porém entre os cristãos,encontramos diversas pessoas assim (ambiciosas e invejosas), mas atentando para o que diz a Palavra de Deus vemos que esses sentimentos não provém do Senhor, e sim de demônios. Se somos luz, pode haver trevas em nós? E se somos de Deus, podemos ter parte com demônios? Com certeza não, pois não há sociedade alguma entre Cristo e Belial!
Portanto vocês, que são de Deus, limpem seus corações, confessem seus pecados a Deus e não invejem ou sejam ambiciosos, pelo contrário, peçam a Cristo para serem amorosos e pacíficos, desejando o bem dos irmãos, sendo generosos assim como Cristo deseja que sejamos. 
Um coração onde Cristo habita, é povoado de bons sentimentos!

Por: Jaqueline Soares.
Proibido cópia sem citar autor/blog.

Ele se compadece das nossas fraquezas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno."
Hebreus 4:15,16





Independente da dor que sentimos ou dos sofrimentos pelos quais passamos, nenhuma dor é maior do que aquela que Jesus sentiu, nenhum sofrimento pode ser comparado ao dEle. Jesus passou por todo tipo de provação, sentiu a maior dor do mundo: ter todos os pecados da humanidade sobre Ele, porque Ele se fez maldição por nós.
Somente um Deus que conhece e que viveu o sofrimento poderia entender como nos sentimos e compadecer-se de nós. E Jesus é assim, um Deus amoroso que compreende e nos ajuda em nossas fraquezas. O convite que Ele faz é: 

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)

"Chegai-vos ao trono da graça, para que vocês encontrem misericórdia."(Hb. 4:16) 

Esse é o convite de Jesus: venham a mim! Ele é a ajuda que você necessita, Ele é a paz que você tanto busca, Ele é a força que você não tem. Portanto, venha! Faça de Jesus um amigo, Ele quer te ajudar, não esqueceu de ti, você que anda distante dEle.
Mas não busque a Jesus apenas em momentos difíceis, reconheça que você precisa Dele todos os dias, porque é fraco e sem Ele nada pode fazer. Você não pode salvar-se sozinho, não pode curar-se sozinho, e se continuar sem Ele, estará desperdiçando sua vida, e caminhando para um abismo.
Que a maravilhosa graça do Senhor te alcance, e que a misericórdia Dele esteja sobre ti todos os dias.



Por: Jaqueline Soares
Proibido cópia sem citar Autor/ Blog 

Ele escolhe os fracos

sexta-feira, 4 de setembro de 2015


Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.
Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,

para que ninguém se vanglorie diante dele.
(1 Coríntios 1:27-29)


Se você fosse contratar alguém para determinado serviço, com certeza escolheria os melhores candidatos: o mais forte, o mais bonito, o mais habilidoso e destemido.  Porém Deus é diferente! Ele escolhe o menos capacitado e cheio de limitações, escolhe aqueles que ninguém escolheria: o fraco!
Nós, por sabedoria humana,  escolheríamos o forte, Deus porém escolhe o fraco, porquê o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza humana.
Deus escolhe quem não é, para confundir aquele que é, porque Deus odeia pessoas presunçosas, que se consideram melhores do que os outros, ou que se acham muito capazes,  porque essas pessoas não reconhecem o quão fracas são; e aqueles "fracos" sabem que não são nada, e que se conseguem fazer alguma coisa boa,  fazem por intermédio de Deus.
Mendigos,  prostitutas,  criminosos,  depressivos,  viciados,  medrosos, tímidos,  pobres, são esses a quem Deus chama. São esses que nada são, mas que Deus, em Sua infinita bondade, transforma em novos seres: fortes, segundo a força de Deus.
Pense muito bem antes de se julgar ou desistir das coisas por se considerar fraco e incapaz,  saiba que se Deus te escolheu, Ele te capacita, você só tem que servir! E se o mundo te julga ou te condena evidenciando suas fraquezas, mostre para eles que Deus é sua força, que sabe das suas limitações,  mas que ainda assim te escolheu.  Não importa a opinião do mundo,  você foi chamado para agradar a Deus,  não à homens.
Que o poder de Deus se aperfeiçoe na sua fraqueza,  que você reconheça que nada é, e que força nenhuma tem, mas que Deus é sua força.

Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13) 



Por: Jaqueline Soares
Proibido cópia sem citar Autor/ Blog

A paz de Deus

quinta-feira, 3 de setembro de 2015



"Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações." (Colossenses 3:15a)



Sempre que tenho que tomar uma decisão difícil ou quando me sinto perdida, precisando de conselhos, recorro a esse versículo: "que a paz de Deus seja o juiz". Precisamos de paz para confirmação de alguma coisa,  e ausência de paz, para negação de outras. 
Quando tudo está difícil e não sabemos o que decidir, a pergunta a ser feita é: há paz em seu coração em relação a  esse assunto? Não é algo tão simples, é algo que requer uma análise profunda e SINCERA de si mesmo, só assim para perceber se a paz está ou não presente.  Uma situação pode ser muito inquietante e, ainda assim, ter a paz de Deus; enquanto outras parece ser o mais correto a fazer, ou até te dizem repetidamente que é o correto, mas não há paz dentro de você sobre aquele assunto. 
Converse com o Espírito Santo, peça que Ele te oriente nas decisões, mesmo nessas mais difíceis,  deixe que a paz de Deus seja o juiz.
Decida se vale aceitar uma nova oportunidade ou continuar na antiga, insistir naquilo que você tanto quer, largar algo que você não quer perder, esperar ou prosseguir,  enfim, entenda que a paz deve ser o juiz, até mesmo nessas situações tão críticas que parecem não ter solução.  E se você decidiu por algo que não te traz paz, ore a Deus pedindo sabedoria para fugir de erros. 
Deixe a paz de Deus te guiar.



Por: Jaqueline Soares

 
Uma jovem missionária © Copyright | Template By Mundo Blogger |