Leitura bíblica:
Disse também Deus a Abraão: "De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.
Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos".
Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: "Poderá um homem de cem anos de idade gerar filhos? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos? "
E Abraão disse a Deus: "Permite que Ismael seja o meu herdeiro! "
Gênesis 17:15-18
O Senhor havia prometido a Abraão um herdeiro, disse-lhe por vezes que ele seria o pai de muitas nações, que sua descendência seria incontável como as estrelas do céu. Números infinitos. Abraão creu, porém sua esposa era estéril, e esse filho parecia que nunca iria nascer, isso os fez duvidar da promessa de Deus. Sara (sua esposa) já estava impaciente e desacreditada de si mesma, então sugeriu que Abraão tivesse relações com sua escrava Hagar, para que assim gerasse um filho, o herdeiro que eles queriam. E assim nasceu Ismael. Mas esse não era o plano do Senhor, o herdeiro não era aquele, eles deveriam ter esperado a promessa se cumprir, e não desacreditar e querer fazer tudo do jeito que parecia melhor. Então novamente o Senhor foi falar com Abraão, dizendo que sua esposa Sara conceberia um filho, o herdeiro que Deus havia prometido. Mas Abraão duvidou daquilo que Deus estava falando, porque pensou: "Como eu poderia gerar um filho se já tenho idade de 100 anos? E como minha esposa poderá engravidar se ela já tem 90 anos de idade?", então respondeu ao Senhor: Deixe que Ismael seja o meu herdeiro!
Vemos aqui algo muito comum: as circunstâncias nos impedindo de crer naquilo que Deus prometeu.
"Mas o médico disse que não tem mais jeito..."
"Mas já se passou muito tempo desde que Deus prometeu, acho que não vai mais se cumprir..."
São inúmeros os exemplos, bíblicos ou do dia-a-dia, em que o nosso "Mas" nos impede de crer.
Servimos a um Deus de milagres, a um Deus para o qual nada é impossível, então por quê duvidamos, por quê não cremos? Até quando vamos querer dar dicas de como Deus deve agir ou querer que tudo seja do nosso jeito e não do Dele? Assim como fez Abraão: oh Senhor, isso é impossível, deixa que Ismael seja o meu herdeiro!
O nosso problema é a ansiedade, a falta de descanso em Deus, queremos tudo de forma rápida, queremos que após uma ou duas orações o Senhor já nos responda e faça tudo conforme o nosso querer. Esquecemos o sentido da verdadeira oração:"Seja feita a vossa vontade".
Devemos orar e crer que o Senhor fará, mas que será segundo a Sua vontade( que é perfeita), e que fará no Seu tempo (há tempo determinado para todas as coisas). O tempo do Senhor não é o nosso, Ele sabe o momento certo de cada coisa, perfeito é o tempo do Senhor. No tempo de espera, Ele trabalha em nós, nos faz entender a Sua vontade, e nos alerta para petições erradas que fazemos.
Há uma frase de C. S. Lewis, que diz:
"Se Deus tivesse concedido todas as orações tolas que eu fiz na minha vida, onde eu estaria agora?"
O Senhor ouve as nossas orações, e sabe o tempo certo de respondê-las. Se ainda não se cumpriu aquilo que Deus prometeu, persevere em oração, e creia que Ele lhe responderá, ainda que demore.
Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa, porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Números 23:19)
Não queira as coisas do seu jeito, não tente substituir Ismael por Isaque como Abraão quis. Confie nos planos de Deus, porque eles são perfeitos. Há consequências para quando nos desviamos desses planos para escolher os nossos, consequências as vezes irreparáveis.
Que você possa ser revestido de fé e confiança Naquele que prometeu.
Por: Jaqueline Soares
Proibido cópia sem citar Autor/ Blog

