O engano:
Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? "
Gênesis 3:1
Vemos aqui a astúcia da serpente ao perguntar se Deus havia proibido comer todos os frutos que haviam no jardim, visto que, Ele havia proibido apenas uma árvore (a árvore do conhecimento do bem e do mal).
E continua o engano quando diz:
"Certamente não morrerão!
Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".
Gênesis 3:4,5
A serpente diz que Deus mentiu, a curiosidade da mulher se desperta, e ela quer comer do fruto para ter discernimento e ser como Deus, e assim ela come, e dá também ao seu esposo.
E imediatamente, os dois percebem que estavam nus, e escondem- se do Senhor( Gn.3:7-8)
O fato de perceberem que estavam nus, denota que eles já haviam perdido a pureza, a inocência de não saber o que era o mal. E quando escondem-se do Criador, mostram que estavam envergonhados, sabiam que haviam desobedecido, ali nascia o pecado, e com ele, a punição.
Mas desde o princípio, o homem não assume a sua culpa, quando Deus pergunta se ele havia comido do fruto, ele culpa sua mulher, e a mulher, culpa a serpente.
Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? "
Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".
O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi".
(Gênesis 3:11-13)
Então o Senhor os puniu:
Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". (Gênesis 3:14,15)
A serpente aqui mencionada é Satanás, Deus diz que o descendente de uma mulher lhe feriria a cabeça. Isso refere-se a Jesus Cristo, que derrotou Satanás. Cristo é mencionado como uma esperança para aqueles que caíram em pecado no jardim do Éden.
À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará".
E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. (Gênesis 3:16,17)
E os expulsou do Jardim:
Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. (Gênesis 3:23)
Por: Jaqueline Soares
Postar um comentário