Gênesis 2
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. (Gênesis 2:7)
Deus criou os animais sem soprar em suas narinas e os chamou de "répteis de alma vivente [criaturas que vivem e se movem]" (Gn 1.20,21), diferentes do homem que recebeu o fôlego diretamente de Deus. Os seres humanos possuem portanto algo que veio diretamente da substância de Deus.[1]
Em toda sua criação, o Senhor declarou o que havia de ser feito, e tudo se formava através de Sua palavra, porém Deus usou de um cuidado especial na formação do homem: o próprio Deus o formou, usando o pó da terra, e o próprio Deus soprou sobre as narinas do homem, para que este tivesse vida. Vemos também a criação de um habitát para que a sua criação vivesse, Ele criou um jardim:
Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado.( Gênesis 2:8)
O Senhor deu-lhe uma ordem:
Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gn. 2:16-17)
Deus deu liberdade para Adão fazer o que quisesse, exceto comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas por que ele não poderia comer? Era um fruto proibido? Não se tratava de um fruto proibido, comer uma fruta não traria morte, a questão aqui é a desobediência do homem. E por que essa árvore existia? Para que o homem tivesse o livre arbítrio, ele não era forçado a obedecer a Deus, Deus deu a ele uma ordem, e com esta, uma escolha: obedecer ou desobedecer.
O Senhor se preocupou com Adão, fez-lhe uma companheira, para lhe auxiliar e lhe corresponder:
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. (Gn. 2:18)
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. (Gn. 2:21-22)
Deus estabeleceu ali o casamento, criou a mulher para ser a ajudadora de Adão, alguém que lhe correspondesse.
Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.(Gn. 2:24)
Por: Jaqueline Soares.
[1]= http://solascriptura-tt.org/
Postar um comentário